Plano de Estudos – Curso Psicoterapia Existencial

PLANO DE ESTUDOS

CURSO PSICOTERAPIA EXISTENCIAL

1º Ano

DimensãoAulaNº de horas
Teórico-MetodológicaFenomenologia20
Filosofias da Existência22
Introdução à Psicoterapia Existencial20
Psicopatologia Fenomenológico-Existencial24
PráticaGrupo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (GDPP)30
Entrevista Clínica e Processo Terapêutico28
Grupo Discussão Político-Social14
Supervisão Clínica26
ClínicaPrática Clínica40

Perfil e Objetivos Teóricos

Fundamentos epistemológicos da Psicoterapia Existencial. Introdução à fenomenologia, teoria do conhecimento, conceitos essenciais e método desta escola do pensamento. Aprofundar conhecimento sobre as filosofias da existência, a sua concepção do Homem, e dos grandes temas existenciais. História, principais escolas e correntes, dimensões centrais e transversais da psicoterapia existencial. Introdução e aprofundamento da psicopatologia fenomenológico-existencial. Leitura fenomenológico-existencial das categorias nosológicas, e estudo do desenvolvimento da psicopatologia compreensiva, sob influência da fenomenologia-existencial.

Perfil e Objetivos Práticos

Para além do grupo do desenvolvimento pessoal e profissional e supervisão clínica, seminários recorrentes do curso de formação, os seminários práticos do 1º ano têm como principal objectivo a aquisição de competências de entrevista clínica, condução de primeiras consultas psicológicas, e do estabelecimento de um processo terapêutico. Saber interpretar o pedido, estabelecer o contrato terapêutico, e delinear objectivos para a terapia são competências essenciais trabalhadas no primeiro de formação. Consciencialização, através de grupos de discussão, de dimensões políticas, sociais e culturais presentes no mundo da psicoterapia.

Competências Adquiridas

O primeiro ano tem como objectivo central desenvolver um conhecimento de base, mas consistente, sobre as raízes epistemológicas da psicoterapia existencial. Aquisição de conhecimentos sobre conceitos fundamentais. Estar inserido no contexto científico e cultural, desenvolvimento histórico e influência da fenomenologia-existencial na psicopatologia e na psicoterapia. Aprendizagem dos fundamentos da psicopatologia e da psicoterapia existencial. No final do ano o formando deve sentir-se integrado nos conhecimentos chave da abordagem terapêutica e ter noções essenciais de entrevista clínica e de estabelecimento de um processo terapêutico.

2º Ano

DimensãoAulaNº de horas
Teórico-
Metodológica
Psicologia Fenomenológico-Existencial30
Psicoterapia Existencial I36
Hermenêutica e Processo Relacional14
Prática
Observação e Treino da Experiência Terapêutica (OTEP)24
Espontaneidade e Psicoterapia26
Supervisão Clínica58
ClínicaPrática Clínica100

Perfil e Objetivos Teóricos

Integrar e aprofundar conhecimentos de conceitos psicológicos como consciência, self, percepção, corpo, memória, intersubjectividade, entre outros temas no âmbito da psicologia fenomenologica-existencial. Interpretar os conceitos da psicologia fenomenológica no contexto psicoterapêutico. Perceber a especificidade de aplicação do método fenomenológico e hermenêutico no âmbito das ciências psicológicas e em particular na psicoterapia. Aprofundar competências relacionais e de intervenção terapêutica de cariz fenomenológico-existencial. Desenvolver uma leitura existencial de casos clínicos. Compreender a hermenêutica como teoria da interpretação do processo relacional e do desenvolvimento de uma identidade pessoal.

Perfil e Objetivos Práticos

Ser capaz de, em exercícios práticos, por em acção o saber fazer da psicoterapia existencial. Exercitar e treinar competências relacionais específicas desta abordagem teórica, com especial ênfase nas diversas acções que estão incluídas no “estar-com” (descrição fenomenológica; a espera activa; a escuta genuína; a activação reflexiva; a aceitação; o un-knowing; a clarificação compreensiva; a confrontação existencial, a interpretação, reformulação; a validação experiencial etc.). Desenvolver capacidades experienciais, de espontaneidade, no âmbito da relação com o outro. Fomentar aptidões para identificar dimensões emocionais de si mesmo, presentes no encontro terapêutico. O seminário de Observação e Treino da Experiência Terapêutica será dividido em exercício experienciais destas competências de intervenção e análise de casos clínicos que incluirá uma leitura em termos da psicopatologia fenomenológico-existencial.

Competências Adquiridas

O segundo ano de formação tem como objectivo integrar e aprofundar conhecimentos específicos das ciências psicológicas numa perspectiva da psicologia fenomenológico-existencial. Se o primeiro ano é uma introdução à escola da fenomenologia existencial, o segundo, promove uma assimilação dos conhecimentos para a praxis psicológica e psicoterapêutica. A dimensão prática tem dois objectivos: exploração experiencial do si mesmo no espaço relacional e a aquisição de competências de intervenção terapêutica. Em conjunto o formando deverá estar apto para sedimentar a integração entre uma leitura existencial do caso e a sua intervenção terapêutica. Nesta deve ser capaz de expressar capacidades para estabelecer uma relação autêntica e de confiança não obstante ter noção de skills específicos da escola existencial.

3º Ano

DimensãoAulaNº de horas
Teórico-
Metodológica
Psicoterapia Existencial II24
Psicologia Fenomenológico-Existencial do Desenvolvimento20
Investigação em Psicoterapia20
Prática
Observação e Treino da Experiência Psicoterapêutica (OTEP)20
Grupo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional (GDPP)26
Aliança Terapêutica e Rupturas20
Supervisão Clínica58
ClínicaPrática Clínica130

Perfil e Objetivos Teóricos

Adquirir conhecimentos de investigação em psicoterapia. Identificar as principais temáticas, controvérsias e resultados da investigação internacional em psicoterapia. Desenvolver competências essenciais para a elaboração de projectos científicos de investigação em psicoterapia. Identificar algumas especificidades que se possam colocar à intervenção terapêutica existencial, nomeadamente, explorar a intervenção breve, a aplicação da psicoterapia existencial em diversos em contextos profissionais. Aprofundamento de temáticas presentes na relação terapêutica existencial (evitamento; emoções; sexualidade, etc.). Conhecimento da visão fenomenológico-existencial do desenvolvimento.

Perfil e Objetivos Práticos

Aprofundar conhecimentos teóricos-práticos específicos sobre a aliança terapêutica. Desenvolver competências específicas de monitorização da aliança terapêutica e de intervenção nas rupturas da aliança terapêutica. Exploração e treino de rupturas terapêuticas como processos relacionais de novas dinâmicas terapêuticas. Contacto com o focusing como processo de intervenção terapêutico. Continuação da exploração pessoal e profissional e análise de casos clínicos em supervisão.

Competências Adquiridas

O terceiro ano centra-se no aprofundamento da condução do processo terapêutico. Pressupondo que o estabelecimento de uma relação terapêutica está alcançado, é, no entanto, fundamentalmente dinâmica e com especificidades próprias de cada díade. O objectivo é a aquisição de competências para lidar com as rupturas das alianças terapêuticas, desenvolver capacidades para análise crítica do processo terapêutico e ser capaz de utilizar princípios de intervenção como o focusing. Do ponto de vista teórico o formando adquirirá conhecimentos específicos do modelo de clínico-investigador. Ter noções sobre os principais resultados da investigação de psicoterapia que poderão informar a sua prática. Visão essencial da perspectiva fenomenológico-existencial do desenvolvimento humano.

4º Ano

DimensãoAulaNº de horas
Teórico-
Metodológica
Psicoterapia Existencial III24
Psicoterapia Existencial de Grupo 16
Estudos Casos16
Temas Avançados em Psicoterapia Existencial18
Prática
Observação e Treino da Experiência Psicoterapêutica (OTEP)34
Observação e Treino da Experiência Terapêutica35
Grupo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional
(GDPP)
24
Supervisão Clínica58
ClínicaPrática Clínica130

Perfil e Objetivos Teóricos

O quarto e último ano têm por finalidade aprofundar conhecimentos sobre a finalização do processo terapêutico. Desenvolver saber específicos sobre o trabalho do término de uma relação terapêutica. Um segundo objectivo é o de sistematizar conhecimentos relativos à intervenção existencial no âmbito de grupos. Em paralelo realizam-se estudos em temas avançados em psicoterapia existencial.

Perfil e Objetivos Práticos

Em paralelo com a componente teórica, para além da supervisão clínica, os seminários experienciais servirão para pôr em prática o saber fazer relativo à finalização do processo terapêutico. O seminário de desenvolvimento poderá ser um laboratório vivo e experiencial para analisar a experiência de grupo e a experiência de finalização enquanto tal, visto estar-se também no ano final do curso de formação.

Competências Adquiridas

No quarto ano o formando deve ganhar consciencialização sobre a condução do fim de uma psicoterapia e das especificidades teóricas, relacionais que advêm desse processo. Pretende-se que o formando tenha um saber teórico-prático para lidar com a finalização da terapia, independentemente, de ser um processo breve ou longo. Deve também ter competências para conduzir intervenções em contexto grupal. Finalmente o último do curso é espaço para aprofundamento de temas avançados.

Seminários Temáticos

Ao longo dos quatro anos do curso sugere-se que sejam efectuados seminários temáticos considerados relevantes e complementares para a formação de psicoterapeutas. Delineiam-se alguns temas que têm como único objectivo exemplificar o pretendido.

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