Psicólogo clínico, doutorado em psicoterapia pela Wales University, Professor Associado no ISPA – Instituto Universitário. É membro fundador da SPPE – Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial.
Tem-se dedicado à atividade clínica, investigação, docência e formação nas áreas da psicologia clínica e da psicoterapia.
É Diretor da Especialização Avançada em Psicoterapia do ISPA – Instituto Universitário.
Publicou recentemente o livro “Treino em Psicoterapia – Como usar a prática deliberada para melhorar resultados clínicos” (Pactor). Publicou também “Investigação Científica em Psicoterapia e a Prática Psicoterapêutica – Os Dados Mais Relevantes Para os Clínicos (Fim de Século) e nos Estados Unidos o livro “Existential Psychotherapy – The Genetic Phenomenological Approach” (Palgrave).
Tem outras publicações nacionais e internacionais nas áreas dos fatores do psicoterapeuta, da monitorização de resultados clínicos, no treino e formação de psicoterapeutas.
Psicólogo e Psicoterapeuta, Doutorado (PhD) em Aconselhamento Psicológico, pela University of Strathclyde, Glasgow. Pós-Mestrado (Post-MA) e Diploma Avançado (AdvD) em Psicoterapia Existencial, pelo Regent’s College, Londres. Licenciatura e Mestrado (MA) em Psicologia Clínica e Pós-Graduação (PgD) em Psicologia da Saúde, pelo ISPA. Psicólogo Clínico e da Saúde certificado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Psicoterapeuta certificado pelo World Council for Psychotherapy (WCP) com o World Certificate for Psychotherapy (WCPC), pela European Association for Psychotherapy (EAP) com o European Certificate for Psychotherapy (ECP), pela United Kingdom Council for Psychotherapy (UKCP) e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) como especialidade avançada.
É Psicoterapeuta Existencial certificado pela Society for Existential Analysis (SEA) e pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE) e Focusing-Oriented Therapist e Formador de Focusing certificado pelo The International Focusing Institute (TIFI). Membro Fundador e Presidente do Conselho de Ensino da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE).
Com início da atividade profissional em 2001, conta já com mais de 14.000 horas de experiência clínica, tendo já trabalhado na área da reabilitação em saúde mental, da toxicodependência, da prostituição, da Hepatite C, da doença inflamatória intestinal, do VIH/SIDA, da investigação, mas também da docência e supervisão em psicologia e psicoterapia, quer em contexto académico, quer em cursos pós-graduados profissionais de sociedades científicas. Autor e coautor de mais de duas dezenas de artigos e capítulos de livros, publicados em revistas nacionais e estrangeiras com peer review. Mais de duas dezenas de comunicações científicas, em conferências, congressos e simpósios, em Portugal e no estrangeiro.
Professor e Senior Fellow na Regent’s College School of Psychotherapy and Counselling Psychology. É membro da British Psychological Society (BPS) e da British Association for Counselling and Psychotherapy (BACP), bem como psicoterapeuta existencial registado no United Kingdom Council for Psychotherapy (UKCP) e membro fundador da Society for Existential Analysis (SEA).
Em 1999 foi premiado com uma Cátedra Pessoal como Professor de Psicoterapia, Aconselhamento e Psicologia de Aconselhamento. É autor de numerosos artigos e livros altamente especializados, respeitados e amplamente lidos que abordam a teoria e prática da psicoterapia existencial. Entre eles contam-se as obras The Interpreted World: An Introduction To Phenomenological Psychology, o Demystifying Therapy, Tales of Unknowing: Therapeutic Encounters From An Existential Perspective e o Practising Existential Psychotherapy: The Relational World.
Foi premiado pela Divisão de Psicologia de Aconselhamento da BPS por contribuições notáveis para o avanço da profissão e pela sua reputação internacional como figura de liderança no avanço da psicoterapia existencial da atualidade.
Psicóloga Clínica pelo ISPA (2006) e Psicoterapeuta Existencial pela SPPE (2010) formada em Psicoterapia Orientada pelo Focusing pela SPPE (2012). Com experiência clínica desde 2006. Exercício de Psicoterapia maioritariamente online com consultórios no Porto e em
Lisboa para consultas presencias individuais com adultos em Português e Inglês.
Formadora da SPPE, facilitadora do módulo de Grupo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional desde 2012.
Participação em projecto de Psicoterapia a estudantes em contexto politécnico em parceria com a SPPE (2016).
Experiência em contexto de rua (2007-2015) com intervenção comunitária na área da Redução de Riscos e Minimização de Danos em Lisboa. Supervisão de equipas de psicólogos e estagiários de psicologia.
Coordenadora do 1º e 2º Ciclos de Cinema Existência da SPPE (2012 e 2021).
Psicóloga Clínica (Cédula Profissional Ordem dos Psicólogos Portugueses nº 10997). Licenciatura pré-Bolonha e Mestrado Integrado em Psicologia Clínica no ISPA – InsJtuto Universitário.
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE). Formadora da SPPE, facilitadora do módulo de Grupo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional desde 2017.
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta dos Serviços de Saúde do Instituto Superior Técnico. Psicóloga Clínica/Formadora da Prevenção Rodoviária Portuguesa. Experiência na intervenção com jovens e adultos em contexto universitário e contexto privado.
Experiência no acompanhamento psicoterapêuJco de crianças e aplicação de programas de desenvolvimento de competências sócio emocionais. Colaboração em programas de invesJgação científica em psicoterapia.
Psicólogo Clínico, Formador na SPPE, Mestre em Relação de Ajuda pelo ISPA e membro da OPP com Especialidade Avançada em Psicoterapia. Desde cedo que se guiou pelo interesse em estados modificados de consciência, bem como no valor das diferentes cosmologias das tradições místicas para a promoção do bem-estar biopsicosocioespiritual.
Em 2020 integrou a equipa de neuropsiquiatria da Fundação Champalimaud como um dos psicoterapeutas principais em dois ensaios clínicos multicêntricos sobre a eficácia e segurança de duas substâncias psicadélicas (psilocibina e o MDMA), para pessoas com depressão refratária e Perturbação de Stresse Pós-traumático.
Em 2022 começou a trabalhar na Liminal Minds onde oferece psicoterapia assistida por cetamina. Mantém-se um forte apologista de abordagens terapêuticas holísticas que honrem a sabedoria implícita de cada pessoa.
É membro da British Psychological Society (BPS), da British Association for Counselling and Psychotherapy (BACP) e da Association for Independent Practitioners (IAP). Concluiu o seu Diploma Avançado em Psicoterapia Existencial e em breve solicitará o registo no United Kingdom Counsel for Psychotherapy (UKCP). É membro ativo da Society for Existential Analysis (SEA), sendo actualmente o seu webmaster e editor técnico.
Jonathan regressou aos estudos universitários em 1997, depois de dez anos a trabalhar num projecto de arquitectura. Em 1998 iniciou uma B.Sc. Dual Honours em Psicologia e Filosofia na Universidade de Keele, Staffordshire, no Reino Unido. A sua inovadora Dissertação de Psicologia (Distinção) foi galardoada com o British Psychological Society (BPS) Sports and Exercise – H.T.A. Whiting Undergraduate Dissertation Prize.
Em 2002, mudou-se para Londres para iniciar um mestrado em Psicologia de Aconselhamento e um pós-mestrado em Psicologia de Aconselhamento Existencial no Regent’s College. A sua dissertação utilizou a investigação fenomenológica para explorar a experiência da presença terapêutica dos Psicólogos de Aconselhamento, finalizando no Regent´s College o seu doutoramento em 2009 com as temáticas da presença terapêutica e boas práticas.
Tem trabalhado nos setores público e privado da saúde mental, em Comunidades Terapêuticas e para o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), mais especificamente no Hospital de St. Thomas e no Serviço de Terapias Psicológicas (PTS). Atualmente está a trabalhar para expandir o seu consultório privado em Londres, com interesse em desenvolver o seu trabalho terapêutico com crianças.
Membro fundador e titular da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE), participa como formador no Curso de Formação em Psicoterapia Existencial, acreditado pela Associação Europeia de Psicoterapia e Ordem dos Psicólogos Portugueses. É membro do Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, membro fundador da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, membro da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e membro honorário da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia e da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves.
Exerce clínica privada de psiquiatria e atividade como psicoterapeuta existencial. É professor aposentado do ISPA-Instituto Superior de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, onde exerceu atividade docente de 1983 a 2021, lecionando nas áreas de psicopatologia, psicologia da saúde e psicologia fenomenológica, entre outras. Desenvolveu a sua carreira académica exercendo várias funções de gestão académica e da entidade instituidora. Designadamente foi subdiretor do ISPA (1989-1999) e exerceu diversas funções na direção da entidade instituidora ISPA, crl.
No âmbito da extensão universitária criou e dirigiu o Departamento de Formação Permanente do ISPA (1994-2014), com a missão de organizar formação contínua dirigida a profissionais e de prestação de serviços a organizações e empresas. Foi o primeiro Diretor do ISPA-Formação Avançada (2014-2021), unidade orgânica que organiza e gere formação não conducente a grau académico: formação contínua, pós-graduações e e-learning.
Como formador foi responsável por mais de 2000 horas de formação profissional, destinadas a públicos variados, nomeadamente psicólogos, médicos internos e especialistas de medicina geral e familiar, candidatos a psicoterapeutas existenciais, juízes e magistrados judiciais, entre outros profissionais de saúde, reabilitação e intervenção comunitária.
Apresentou mais de 200 comunicações em reuniões científicas nacionais e internacionais e tem mais de 150 trabalhos publicados.
Paula Ponce de Leão Paes-Ribeiro é professora jubilada do Instituto Universitário de Psicologia Aplicada (ISPA) em Lisboa. Licenciou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra, fez o mestrado em Louvain, iniciou o seu trabalho como assistente no departamento de Filosofia na Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Lisboa. Atualmente continua a lecionar os cursos de Filosofias da Existência e Hermenêutica da relação na Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Existenciais.
A sua investigação de “segundo grau” move-se entre o campo da Antropologia de hermenêutica e da Bioética estendendo-se à Psicologia e aos diálogos com as Neurociências. O seu horizonte reflexivo assenta numa terceira forma de pensar a razão: a razão hermenêutica. “Saber do incerto” o conhecimento de si-mesmo ao implicar o diálogo com o outro, centrou-a no ensino, a sua preocupação dominante.
Psiquiatra e psicoterapeuta existencial. Professor de psicopatologia e de psicologia fenomenológico-existencial do ISPA-Instituto Universitário. Membro fundador, titular, formador e supervisor da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE).
Formar sujeitos críticos, com uma visão sobre o mundo, que interrogam os seus pressupostos teóricos em permanência, com competências clínicas e de investigação científica.
Temos todo o gosto em falar consigo e responder às suas questões e dúvidas.